:... silhuetas ...:

segunda-feira, outubro 13, 2003
 
Melhor é melhor que maior
Em editorial, Costa Guimarães escrevia na edição de sábado passado do "Correio do Minho", que aquele jornal quer "(...) ser melhor - na qualidade". Isto porque "(...) há a preocupação exagerada de algumas empresas em se apresentarem como líderes - os maiores - do mercado disto e daquilo". E "(...) esquecem-se que é melhor serem apreciadas pela qualidade do serviço que prestam (...)". Para conseguir um jornal melhor, continua Costa Guimarães, "(...) a partir de hoje, vai notar algumas diferenças (...)".
Note-se que Costa Guimarães quer um jornal melhor na qualidade porque se "(...) quiséssemos ser o maior, enchíamos as páginas de futebol e de fofocas sobre as estrelas inócuas da TV (...)". É acreditando que "ser melhor é melhor que ser o maior" que o "Correio do Minho", ao sábado e ao domingo, e apenas nestes dois dias, passou a contar com 15 novas páginas (as primeiras quinze!).

Confesso que é a primeira vez que vejo um jornal com 2 grafismos completamente diferentes na mesma edição! Um grafismo para as primeiras 15 páginas e outro para as restantes, ou seja, o "Correio do Minho" até à 15ª página é um jornal novo; a partir da 16ª volta ser o que era.

Quanto às novas páginas que reflectem a mudança introduzida e assinalada em editorial, temos na edição de sábado 46 fotografias! Uma média de quase 3 imagens por página. Mas há páginas com 7 fotografias! Notável!!!
Em termos de conteúdo:
. a ajuda, através de um espectáculo, do Agrupamento André Soares às crianças de Oleiros;
. a visita das crianças da ACIP ao Boavista FC;
. perguntas dos leitores e algumas crónicas;
. entrevista a Zoé Valdés;
. uma interessantíssima reportagem sobre os Escuteiros do Minho (4 páginas!);
. cinema;
. "motores" com a excitante novidade Peugeot 406 Coupé;
. muita publicidade.

No domingo temos um conjunto de 15 páginas ainda com mais qualidade:
. melhor média para as imagens. 70 ao todo e uma página consegue mesmo a proeza de ter 16 (sim, leu bem - dezasseis) fotografias;
. "Socialmente Minhoto" em 4 páginas (desde a 2ª até à 5ª);
. crónicas;
. "Semanada";
. "Semanada Desportiva";
. reportagem sobre a Capoeira, essa arte com sons e danças brasileiras (2 páginas);
. "Modelos Minhotos". São mamas... muitas mamas!;
. "Letras" - um livro em destaque;
. "Religiões".

Aprendam, homens da imprensa escrita, como se faz um jornal melhor. Na qualidade, atenção!
Eu, como bracarense, era mesmo este o jornal que precisava.