:... silhuetas ...:

quinta-feira, janeiro 29, 2004
 
Novo código da estrada
"Em 2004
DEZ MANDAMENTOS

1 Passará a ser contra-ordenação o automobilista ou o passageiro atirarem beatas ou quaisquer objectos incandescentes para o exterior dos veículos.

2 As coimas por desrespeito à prioridade dos peões sofrerão um agravamento, sendo também reduzida a tolerância da velocidade de 30 km/h para 20 km/h nas zonas urbanas.

3 Estacionar em cima de passadeiras ou nos passeios, impedindo a passagem dos peões, poderá levar à apreensão da carta de condução.

4 Os iletrados deixarão de poder requer exame oral. Saber e ler escrever será obrigatório para a obtenção da carta de condução. Os candidatos terão ainda de passar por uma prova num parque de manobras antes do exame final.

5 As coimas por excesso de velocidade e de álcool ao volante serão agravadas. Conduzir com uma taxa de de álcool superior a 0,8 g/l dará uma multa entre os 500 e os 2500 euros.

6 Utilizar os telemóveis sem auricular ou sistema de alta voz dará imediata apreensão da carta de condução.

7 Desrespeito pelo sinal de paragem obrigatória nos cruzamentos, entroncamentos e rotundas dará também apreensão da carta de condução.

8 O período probatório (recém-encartados) passa de dois para três anos.

9 Passará a ser obrigatório o uso de coletes reflectores quando o condutor imobilizar o veículo durante o período nocturno.

10 Criação de um novo enquadramento jurídico para acelerar os processos rodoviários nos tribunais. "

in Automotor on-line