:... silhuetas ...:

sábado, dezembro 23, 2006
 
Ayo - joyful





São 26 anos de existência que reflectem uma vivência cheia. Ayo é filha de pai nigeriano e mãe cigana, tendo nascido na Alemanha. Dividiu a sua ainda curta experiência de vida por Londres, Paris e Nova Iorque - daí talvez a sonoridade fantástica deste álbum.
"Joyful" reflecte, justamente, essa miscelânea de experiências, com um trunfo enorme... a voz magnífica de Ayo!


terça-feira, dezembro 05, 2006
 
Baroque Bordello - 83-86





Finalmente, encontrei a possibilidade de adquirir no formato CD uma das bandas dos anos 80 que mais me acompanhou. Falo dos míticos franceses Baroque Bordello liderados pela voz magnífica de Weena Truscelli e que tinham no baixo de Gilles Bourges uma das proximidades maiores a projectos como Siouxsie & The Banshees ou até mesmo Joy Division.
"83-86" reúne as edições em vinil dos Baroque Bordello, a saber:
- "today", maxi single de 1984
- "via", mini album de 7 temas de 1985
e
- "paranoiac songs", álbum de 1986.





Os Baroque Bordello surgiram em 1981 tendo colocado no mercado a sua primeira edição em 1984 com o máxi "today" que teve a colaboração de Lol Tolhurst, dos The Cure. Nessa altura, emergiam em França alguns projectos de imensa qualidade - estou a recordar-me, por exemplo, dos The Bonaparte's.
"Via" é um mini-álbum absolutamente fantástico, cuja cópia em vinil guardo religiosamente (aliás como acontece com "paranoiac songs"), e que contém canções de criação única como "l'autre" ou "comme toujours".
Outras pistas a perseguir são "today" do máxi-single com o mesmo nome, assim como "helga" ou "breaking the ice" de "paranoiac songs".

Curiosidade: Baroque Bordello é o nome de um tema dos Stranglers.